Editorial Nº 1

Fonte: Wikiaves

O Boletim Acauã é uma plataforma virtual de divulgão científica na área de Relações Internacionais. Ele aproxima a academia da sociedade, promovendo a divulgação do conhecimento científico produzido no Brasil e no mundo sobre temas de RI. O projeto foi concebido e desenvolvido por professores de cinco universidades brasileiras localizadas no Sudeste, Nordeste e Sul do país.

O Boletim Acauã é uma plataforma virtual de divulgação científica na área de Relações Internacionais. Ele aproxima a academia da sociedade, promovendo a divulgação do conhecimento científico.

O Boletim também oferece uma plataforma onde alunos e o público interessado encontram um relato de experiências e um repositório de oportunidades na área de Relações Internacionais. Ele conta com quatro seções. O “Editorial” apresenta e comenta uma publicação científica atual da área. A seção “Entrevistas” destaca o ponto de vista de um membro da comunidade acadêmica, política ou da sociedade civil envolvido com os debates sugeridos no editorial. A seção “Experiências” disponibiliza relatos de alunos e ex-alunos de cursos de relações internacionais, da graduação ou pós-graduação, sobre aprendizados adquiridos em atividades de extensão e pesquisa, estágios e intercâmbios internacionais. Por fim, na seção “Oportunidades”, os leitores encontram informação sobre estágio, pesquisa e carreiras, intercâmbio internacional e cursos de extensão, pós-graduação e bolsas em Relações Internacionais.

O Boletim Acauã terá quatro edições por ano. Este primeiro número visa apresentar o projeto e a equipe aos leitores. A entrevistada neste número inaugural é a cientista política Glenda Mezarobba, pesquisadora independente e editora de Humanidades da Revista Fapesp. Ela nos conta sobre sua experiência profissional e acadêmica, e esclarece a relevância e os elementos característicos às iniciativas de divulgação científica. 

 

Anualmente, o Boletim Acauã apresentará um tópico de interesse a ser aprofundado. Em 2021 o Boletim dedica seus editoriais ao tema “Meio Ambiente,” assunto de destaque na produção acadêmica, na formulação de políticas públicas e de inegável importância para a humanidade. Cada um dos demais números deste ano se apoiará nesse tema central e apresentará produção científica recente sobre meio ambiente, com o objetivo de disseminar estes resultados de pesquisa junto à sociedade. 

Glenda Mezarobba discute a relevância e os elementos característicos às iniciativas de divulgação científica.

Em 2022 o Boletim Acauã vai catalisar o seu editorial e entrevistas para um novo tópico – acompanhe os desdobramentos! Acauã é um pássaro tipicamente brasileiro, cujo canto e aparição suscitam diferentes interpretações nas variadas regiões do país em que vive.

Em 2021 o Boletim dedica seus editoriais ao tema “Meio Ambiente,” assunto de inegável importância para a humanidade.

A escolha do nome Acauã reflete nossas expectativas com relação a esse projeto. Vamos produzir um boletim atento às demandas e preocupações dos estudantes de Relações Internacionais e áreas afins, além da comunidade não acadêmica do nosso vasto e diverso país. Queremos contribuir para a construção de um olhar e opinião bem brasileiros sobre as questões internacionais. 

Convidamos você a conhecer a voz característica do pássaro que lhe empresta o nome, aqui, no Boletim Acauã!

 

Boa leitura!

Ana Paula, Cláudia, Cristiane, Juliana e Marcelo – editores.