Estágio na Secretaria de Inovação da UFSC – Taynara da Mata Moraes

taynara

Entrando no meu segundo ano de graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Inovação (SINOVA) da UFSC entrou com um processo seletivo para estágios. Eu acabei sendo selecionada e entrei para o time da SINOVA em 2019. A SINOVA exerce as funções de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e por isso, trabalha com os ativos de Propriedade Intelectual da UFSC e seu licenciamento e exploração, bem como, com Empreendedorismo, Startups e Spinoffs. 

Com um leque abrangente de atividades, foi possível com o estágio fazer de tudo um pouco: participação de reuniões com a comunidade interna e externa da UFSC; apoio na gestão de ativos de Propriedade Intelectual; elaboração de manuais e de protocolos de atendimentos referentes aos sistemas eletrônicos que a SINOVA faz uso e às funções de um NIT; gerenciamento e arquivamento de documentos; realização de cursos e participação de palestras e workshops sobre Propriedade Intelectual; auxílio na elaboração de indicadores sobre as atividades da SINOVA. Destaco também o espaço aberto pela SINOVA para desenvolvimento do todo o seu time. Isso porque participamos em 2019 tanto do “V Encontro Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI)” quanto do “Wokshop de Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”. 

O estágio possibilitou uma ampla visão sobre Inovação, Propriedade Intelectual, Legislação, Transferência de Tecnologia e Negociação envolvendo um NIT de uma universidade federal. Com essa abertura de horizonte, eu consegui traçar novos objetivos e novos temas de interesse acadêmico e profissional. Foi uma experiência que se encerrou no início de 2021, cujos ensinamentos vou carregar ao longo da minha trajetória.