Experiência de Intercambio com Bolsa Integral para a Irlanda: Fernanda Amorim

Experiência de Intercambio Linguístico na Irlanda com bolsa

Meu nome é Fernanda, sou estudante de Relações Internacionais na USP. Entre fevereiro e março de 2022, realizei um intercâmbio para estudar inglês na cidade de Bray, Irlanda. Realizar o sonho de estudar fora só foi possível por conta de uma bolsa de estudos que conquistei através da Soul Bilíngue, iniciativa social que democratiza inglês de qualidade e intercâmbio no exterior para jovens de baixa renda no Brasil.

Minha história com a Soul começou no segundo semestre do ano de 2019, período em que já havia terminado o Ensino Médio e estava focada em estudar para o vestibular, mas sem muitas expectativas de conseguir entrar no tão sonhado curso de Relações Internacionais na USP. Durante esse tempo, então, me dividi entre as aulas diárias do cursinho, em São Paulo, e as aulas semanais da Soul Bilíngue, na cidade de Poá.

 

Dentro da Soul Bilíngue, tive aulas de inglês semanais de acordo com o meu nível, assim como provas e mentorias com brasileiros que moram no exterior e nativos da língua inglesa, além de orientações sobre gestão financeira e relatos de jovens que já haviam vivido a experiência do intercâmbio pelo programa. Cada um desses temas foi essencial para que, mais tarde, eu estivesse pronta para meu intercâmbio, como também para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Durante todo esse processo, cada aluno ganhava pontos pelas atividades realizadas, sejam as aulas, as provas, como também a venda de produtos para arrecadar fundos para a ONG. De acordo com a pontuação, cada aluno ganhava uma posição num ranking geral, que, no final, determinaria as 10 pessoas que ganhariam a bolsa de estudos no exterior. O resultado final só foi revelado ao final das aulas, em dezembro de 2019, quando tive o prazer de descobrir que ganhei em primeiro lugar a bolsa de intercâmbio.

Bolsas e Intercambio para brasileiros em vulnerabilidade social

 

Minha viagem estava prevista para agosto de 2020, porém, devido à pandemia, apenas no final de fevereiro de 2022, embarquei para a Irlanda. A bolsa de estudos cobriu todos os meus gastos, desde as passagens aéreas até a hospedagem. Assim, precisei custear apenas a minha alimentação, passeios e demais despesas pessoais. 

 

Passei 4 semanas tendo aulas de inglês na escola ATC Language Schools, que contou com um ótimo suporte a todos os intercambistas e me permitiu conhecer pessoas e criar amizades e conexões incríveis, que tenho contato até hoje. Foi um período em que fui capaz de deixar de lado inseguranças relacionadas ao meu inglês, ficando muito mais confiante para me comunicar com estrangeiros e me desafiando a realizar desejos por conta própria em um país totalmente desconhecido.

 

Me descobri amante de locais antigos e cheios de histórias inacreditáveis, além da cultura local. Na capital de Dublin, Irlanda, visitei a Trinity College, a fascinante Catedral de São Patrício e alguns museus, além de ter presenciado o fatídico feriado “St. Patrick ‘s Day”. Ao final do intercâmbio, já a caminho de São Paulo, pude conhecer também o Big Ben e o Palácio de Buckingham, em Londres, Inglaterra.

Intercambio com bolsa para o Reino Unido