Experiência na Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB): Victor Nicoletti

Me chamo Vitor Nicoletti, sou aluno do segundo ano de Relações Internacionais da USP. No ano de 2023, tive a oportunidade de participar da Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB). A SUEB é um evento que conta com financiamento da embaixada na União Europeia no Brasil e ocorre todos os anos em Brasília, com a organização cobrindo os custos de viagem e hospedagem dos participantes do evento. Em 2023, o evento se expandiu, e passaram também a serem realizadas simulações regionais em algumas universidades do país, como a UFC, a UEPA e a USP, sendo a regional em que participei.

A simulação ocorre nas férias do meio do ano e as inscrições acontecem no primeiro semestre por volta de maio/junho. Elas são divulgadas pela e pela, que foi por onde tomei conhecimento do evento. Para inscrever-se, é necessário escrever uma carta motivacional de até 500 palavras, que é bem simples. Ter um grande currículo de experiências com simulação não é requisito para participar, eu mesmo havia participado de apenas uma antes da SUEB.

A preparação para o evento começa um mês antes, quando são realizados webinars a respeito do tema da simulação – este ano foi o Novo Pacto de Migração e Asilo discutido pela UE – e sobre a própria organização da União Europeia e as atribuições de cada órgão – Comissão Europeia, Conselho Europeu, Conselho da Europa. É uma grande oportunidade para aprender sobre o funcionamento da UE, pois além dos webinars também são disponibilizados materiais escritos e podcasts sobre a União e suas frentes de ação.

O dia da simulação é quando você põe os conhecimentos adquiridos em prática, o que auxilia a fixá-los. Por meio da participação na SUEB, consegui desenvolver minhas capacidades argumentativas e minha oratória. Também tive a oportunidade de conhecer vários outros estudantes de diversos cursos, muitos dos quais ainda tenho contato.

Cada SUEB tem seu vencedor e na edição de 2023 fui vencedor da SUEB-USP. Como prêmio, ganhei um curso online síncrono ministrado pelo College of Europe – algo como um instituto Rio Branco da Europa – que aborda temáticas como as relações econômicas e políticas da Europa para com a América Latina, técnicas de negociação e de análise do ambiente político. O curso me proporcionou conversar com diversos funcionários da União Europeia que desenvolvem projetos em uma infinidade de órgãos da União, como o Serviço Europeu para a Ação Externa. Também pude participar de uma conversa com Federica Mogherini, que ocupou o cargo de Alta Representante da União Europeia para os Negócios Exteriores e a Política de Segurança entre 2014 e 2019.

Em suma, o evento foi uma das experiências que mais agregou na minha formação como internacionalista, proporcionando conhecer de perto uma organização internacional e seus funcionários, bem como outros estudantes que também estão interessados nas mesmas temáticas que eu.