Participação em Empresa Júnior – Rafael Baron

Quando você ingressa em uma Universidade, um mundo de oportunidades surgem pelo seu caminho, e hoje vou falar sobre uma das melhores experiências que tive como estudante da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Me chamo Rafael, tenho 22 anos e sou graduando do curso de Relações Internacionais desde 2017, na UFSC. No decorrer da minha graduação, por diversas particularidades, raramente me envolvia com atividades extracurriculares, salvo as aulas de línguas estrangeiras da própria UFSC. Quando surgiu a pandemia e o advento das aulas remotas, enxerguei uma grande oportunidade na minha frente, participar do processo seletivo da Ação Júnior. 

A Ação Júnior é uma empresa de consultoria empresarial formada pelos estudantes do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade, dos cursos de Relações Internacionais, Economia, Administração e Ciências Contábeis. Eu já havia conhecido a empresa logo que entrei na Universidade, mas como comentei, algumas circunstâncias não me permitiam participar da empresa naquele momento. 

Depois que um colega de curso teve a experiência de participar da Ação remotamente, fiquei muito interessado em também fazer parte. Em março deste ano participei do processo seletivo e fui aprovado para o período trainee, que durou 1 semestre. Logo após esse período, fui aprovado para ser consultor da área de marketing da empresa e também consultor de projetos, uma experiência que impactou muito minha vida. 

Costumo dizer que fazer parte da Ação Júnior é sinônimo de desenvolvimento, tanto profissional, como pessoal. Somos desafiados a entregar o melhor de si a todo momento, e desenvolvemos diversas habilidades essenciais para o mercado de trabalho através de uma cultura de feedbacks muito forte. Além disso, colocamos muito do que aprendemos em sala de aula na prática, quando executamos nossos projetos para empresas de todo o Brasil. 

A Ação Júnior é uma das mais de 1.200 empresas juniores existentes em todo o Brasil, e a mais antiga do sul do país, formando o que chamamos de Movimento Empresa Júnior, ou para os íntimos, MEJ. A experiência nessas empresas é voluntária, mas os ganhos são inúmeros. Na Ação, todo o lucro obtido através de nossos projetos é revertido em capacitação para os membros, principalmente na forma de treinamentos. 

Estar fazendo parte da Ação e do MEJ está sendo uma das melhores oportunidades da minha graduação. Minha trajetória dentro da empresa foi de constante evolução e autoconhecimento, desenvolvendo diversas habilidades que com certeza vão me ajudar no momento de ingressar no mercado sênior. Portanto, deixo minha recomendação se você é estudante, para procurar informações sobre a existência de uma empresa júnior na sua instituição de ensino, tenho certeza que será uma ótima experiência na sua jornada.

Se quiser saber mais sobre a Ação Júnior, nosso instagram é o @acao.junior, e se quiser saber mais sobre o Movimento Empresa Junior, recomendo o instagram da nossa Confederação Brasileira, o @bjnoinsta.