Experiência na Operação COP Brasil – Jovens Embaixadores pelo Clima: Luan Werneck

Meu nome é Luan Werneck, sou estudante de Relações Internacionais na UERJ e sou analista de projetos junior no The Climate Reality Project Brasil. Desde 2020 sou ativista climático e no ano passado tive a oportunidade de coordenar dentro do The Climate Reality Project Brasil uma atividade única no programa “Operação COP Brasil – Jovens Embaixadores pelo Clima”. Iniciativa única que deu a 4 jovens brasileiros – Maria Gabriella, Rayane, Guilherme e Helena – a oportunidade de receberem um treinamento exclusivo sobre mudanças climáticas e negociações internacionais e participarem no fim do ano da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, Emirados Árabes Unidos. 

Comecei minha jornada como ativista climático em 2020, durante a pandemia, quando comecei a participar do movimento jovem internacional Fridays for Future Brasil, como uma forma de adquirir experiência e participar de um projeto de impacto social. Ao longo dos anos tive a oportunidade de realizar minha primeira viagem internacional para a COP 26, desenvolver projetos em temáticas socioambientais e climáticas e por fim ser contratado para atuar no The Climate Reality Project Brasil.

O The Climate Reality Project  é uma organização não-governamental internacional fundada em 2006 pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, e que desde 2014 é representada no Brasil pelo Centro Brasil no Clima. Desde 2021 realizamos o programa “Operação COP – Jovens Embaixadores pelo Clima” que tem como missão formar a próxima geração de líderes por meio de treinamentos de alta qualidade em temáticas ambientais e climáticas, promover uma mentoria exclusiva com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro e levar os jovens para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Em 2023 realizamos a primeira edição do programa no Brasil e foi um sucesso. Depois de um extenso processo seletivo, 4 jovens foram selecionados para participar do programa e tiveram entre os meses de agosto e novembro a oportunidade de participar de treinamentos exclusivos como: Workshop de Transição Justa, Treinamento em negociação da Universidade de Harvard, Climate Youth Negotiators Academy, entre outros. Simultaneamente, participaram de reunião com diplomatas brasileiros e membros do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Ministério dos Povos Indígenas, durante essa mentoria receberam informações únicas do governo brasileiro e sua preparação para o maior fórum de mudanças climáticas do mundo, além de detalhes e informações sobre a política interna e externa brasileira.

Porém, o resultado final de 3 meses de aprendizado contínuo foi a oportunidade de 3 participantes selecionados ingressarem uma equipe para uma experiência única, a de participarem da vigésima nona Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29) de 2023, que ocorreu em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Durante 2 semanas, os jovens acompanharam diplomatas do departamento de clima do Itamaraty em seus afazeres e negociações, por vezes dando apoio e auxiliando em questões básicas do dia a dia. Participei da COP 29 como representante do The Climate Reality Project Brasil acompanhando os selecionados e era ótimo ver a oportunidade incrível que foi ofertada para eles. Jovens universitários podendo estar em salas de negociações fechadas onde os principais acordos internacionais sobre mudanças climáticas são realizados.

Para os jovens, essa foi uma experiência transformadora, possibilitando um desenvolvimento de habilidades e experiência de vida, assim como o descobrimento de preferências profissionais e acadêmicas, um divisor de águas na vida pessoal e na carreira.